Carros da Audi virão com tecnologia Google Android

A próxima batalha entre Google e Apple se dará na disputa pela supremacia digital nos sistemas automotivos.


Na próxima semana, no Consumer Electronics Show em Las Vegas, o Google e a montadora alemã Audi planejam anunciar seus planos de desenvolvimento conjunto de sistemas de entretenimento e informação em carros baseados no sistema operacional Android, do Google.


Além disso, essas empresas também planejam divulgar os esforços de colaboração com outras empresas automotivas e de tecnologia, incluindo a fabricante de chips Nvidia, com o objetivo de estabelecer o Android como uma tecnologia importante para futuros veículos.



 O objetivo é permitir que os motoristas e passageiros para acessar música, navegação, aplicações e serviços que são similares àquelas amplamente disponíveis agora em smartphones com Android.


O anúncio de cooperação entre Google e Audi é uma resposta à iniciativa lançada em junho passado pela Apple para integrar iPhones e outros dispositivos que executam o sistema operacional iOS, com painéis de controle de montadoras. A Apple até agora tem o apoio da BMW, Daimler, General Motors e Honda.


Além da parceria com o Google, a Audi deve demonstrar no evento novas tecnologias que permitem a condução autônoma de carros em situações específicas e por curtos períodos. Além disso, a empresa deve definir um cronograma para oferecê-los em novos modelos, o que deverá ocorrer nos próximos quatro ou cinco anos.