Chevrolet Agile EasyTronic 2014: consumo e preço

O Chevrolet Agile 2014 chegou ao mercado em novembro com um visual mais refinado, sobretudo na dianteira - mais leve e harmoniosa, e com alterações de ordem mecânica, que tinham como objetivo melhorar o desempenho, reduzir o consumo e aperfeiçoar o conforto dinâmico.


No campo mecânico, destacam-se as melhorias aplicadas na caixa EasyTronic (automatizada de embreagem única), que está em sua segunda geração. A GM aplicou nessa transmissão os mesmos aperfeiçoamentos da unidade manual: novas relações, trocas mais suaves e maior agilidade.


A transmissão Easytronic da Chevrolet tem uma operação diferenciada em relação às demais caixas desse tipo. Para se selecionar a opção "D", de Drive, basta movimentar a alavanca para a esquerda, enquanto para se engatar a ré, adota-se um procedimento similar ao de uma transmissão manual: movimento à direita e, posteriormente, para trás.


No caso da seleção manual de marchas, esta pode ser feita por meio de seletores instalados atrás do volante, ou por meio do acionamento da alavanca de câmbio também.



Essa transmissão, associada com o motor 1.4L de 102 cavalos @ 6.000 RPM e torque máximo de 13,5 Kgfm @ 3.200 RPM, permite empurrar o hatch compacto de 1.083 Kg de 0 a 100 Km/h em 13,5 segundos, enquanto a retomada de 40 a 100 Km/h é completada em 10,4 segundos. 


 O consumo de etanol em ciclo urbano (cidade) fica em 7,5 Km/l, enquanto em estrada (ciclo rodoviário), o Agile EasyTronic apresenta média de 11,8 Km/l de etanol.

Preço e itens

O Agile EasyTronic LTZ 2014 tem preço sugerido de R$ 45.690 reais, valor que inclui uma lista de itens de série que congrega: rodas de alumínio de 16 polegadas, ar-condicionado (manual), direção hidráulica, piloto automático, trio elétrico, volante multifuncional, sistema de áudio com conectividade Bluetooth, entre outros itens.




Dentro da própria gama de ofertas da Chevrolet do Brasil, o novo Agile encontra carros concorrentes bem posicionados, como é o caso, por exemplo, do Onix Automático, modelo que tem projeto mais moderno, o mesmo motor, conta com a central multimídia MyLynk e ainda adota uma transmissão automática de seis marchas, além de custar menos (na versão LT). Conclusão


O Novo Agile 2014 mostra um visual agradável na dianteira e uma boa lista de itens de série, além de ter mostrado um comportamento suave de sua transmissão automatizada. Entretanto, o modelo sofre com concorrentes mais modernos e com melhor custo x benefício dentro do portfólio da GM do Brasil.